Qualidade

Para o Laboratório Oswaldo Cruz, tão importante quanto atender bem seus clientes, é melhorar constantemente seus processos e buscar cada vez mais qualidade nos serviços oferecidos. Acreditamos que um excelente gerenciamento da qualidade é o caminho para alcançarmos a excelência nos serviços que prestamos.

Diante dessa necessidade constante por melhorar, o Laboratório decidiu iniciar a busca de uma nova Acreditação, PALC – Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos, reconhecido como a principal qualificação para atividade laboratorial.

MAIS SOBRE O PALC

O Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos foi criado em 1998 e é reconhecido por instituições e entidades nacionais e estrangeiras.

Os requisitos do PALC são fundamentados em normas específicas de qualidade que contemplam as atividades laboratoriais.

No caso dos laboratórios clínicos, a missão é fornecer ao cliente informações clinicamente efetivas de maneira eficaz, sob o ponto de vista custo-benefício. O propósito destas informações é reduzir a incerteza das decisões relacionadas à doença (diagnóstico, prognóstico ou monitoramento) ou à saúde. Estas informações geralmente são obtidas através de exame de amostras, líquidos ou tecidos biológicos. Sob essa ótica, o programa acredita que: “O Laboratório Clínico deve satisfazer, então, às necessidades e expectativas de 3 partes: seu proprietário, seus clientes (pacientes, médicos) e seu pessoal”

O QUE É ACREDITAÇÃO?

Acreditação é um processo pelo qual uma agência reconhecida (governamental ou não) avalia uma organização, e determina se esta atende a requisitos predeterminados para exercer suas funções. Os requisitos são estabelecidos como padrões, e durante a auditoria é verificado se a política e os procedimentos executados atendem a estes padrões. O limite para se definir se uma instituição deve ou não ser acreditada deve ser baseado em regras predeterminadas e consistentes para que um programa de acreditação mantenha a credibilidade e desfrute da confiança do público e dos profissionais de saúde.

É fundamental que se estabeleçam mecanismos para proteger uma decisão sobre acreditação de influências políticas e profissionais. Processos de acreditação geralmente são voluntários, dos quais as instituições optam por participar, e ocorrem após uma avaliação periódica, “in loco”.

O objetivo da Acreditação é fornecer aos consumidores a confiança na qualidade dos serviços oferecidos por uma organização com reconhecida competência técnica.

O laboratório Oswaldo Cruz sabendo de sua importância está em busca dessa acreditação para transmitir maior credibilidade para sua marca, além de comprovar a qualidade na prestação de seus serviços.